sexta-feira, 2 de abril de 2010

Reunião dos antigos alunos da Escola Quinta de Sant'Ana

Escola da Quinta de Sant'Ana tem sido referência no ensino primário
Os antigos alunos da Escola da Quinta de Sant'Ana, sediada na zona alta cidade de Machico, vão reunir-se pela 1ª vez no próximo dia 24 de Abril, nas instalações da referida escola.
Para o convívio aberto a todos os ex-alunos e respectivos familiares, foi elaborado um programa pelo grupo promotor que passa por uma concentração (18 horas), missa (19), celebrada pelo padre Clemente (antigo aluno) e finalmente um convívio no polidesportivo da referida escola (20), com um jantar (buffet), cujo preço, menu e locais de venda poderá ser consultado através do blogue quintadesantana-machico.blogspot. Ao longo dos anos a Escola de Quinta de Sant'Ana tem sido uma referência não só do ensino primário em Machico e da região, como na vertente social, funcionando no 'antigamente' como um pequeno centro de saúde onde a população das zonas altas da então freguesia recebia, em caso de acidente ou doença, os primeiros socorros.
Quando agora se fala no ensino obrigatório a tempo inteiro, a Escola da Quinta de Sant'Ana foi aí pioneira, funcionando a modos de internato Pertencente à Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitória, desde 1.979 funciona com o Paralelismo Pedagógico das outras escolas da região, cumprindo todos os programas curriculares, possuindo actualmente 73 alunos. Algumas obras de pequena dimensão levadas a cabo recentemente, onde se destaca o polidesportivo, parque infantil e o refeitório, tornaram-na mais moderna e funcional, mas necessita ainda de outro tipo de intervenções, numa infra-estrutura secular.
As acessibilidades são também um outro problema para quem lá circula nas chamadas 'horas de ponta', ou seja na entrada e saída dos alunos. Longe vão os tempos em que a ida e vinda dos estudantes para a escola se faziam a pé. Os tempos são outros, mas a estrada de acesso à Quinta de Sant'Ana continua a ser a mesma, à espera das prometidas obras. O adiar do alargamento da estrada vai criando enorme transtorno não só aos residentes mas também aos eventuais circulantes e aos pais que fazem diariamente os transportes dos seus filhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário